quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Novo iPhone chega às lojas do Brasil em dezembro

Novo iPhone chega às lojas do Brasil em dezembro
Mais de 30 países vão receber antes aparelho da Apple; preço é incerto
Apresentação seguiu o roteiro de Steve Jobs, morto em 2011, com vídeos promocionais e adjetivos pomposos

A Apple apresentou ontem a nova versão de seu celular, o iPhone 5, que tem tela maior que a dos modelos anteriores e é compatível com redes de alta velocidade de operadoras móveis, conhecidas como 4G (quarta geração), ainda não disponíveis no Brasil.
A empresa mostrou ainda novos iPods, um fone de ouvido redesenhado e uma atualização do programa iTunes em evento realizado em San Francisco (EUA).
O iPhone 5 começa a ser vendido nos EUA e em mais oito países no próximo dia 21. Uma segunda leva de 22 países receberá no dia 28 o novo celular, que só deve chegar ao Brasil em dezembro.
Não houve anúncio sobre o preço para o Brasil. Se a Apple decidir vendê-lo pelo mesmo preço do 4S -repetindo o que vai fazer no mercado dos EUA-, o celular deve custar a partir de R$ 1.999.
As novidades não surpreenderam quem vinha acompanhando as especulações: todas as principais mudanças, como o conector menor para o carregador e para acessórios, haviam vazado nos últimos meses.
Pela primeira vez, a tela do iPhone mudou de tamanho, passando de 3,5 para quatro polegadas.
Aplicativos da Apple, como o Pages e o GarageBand, e de terceiros, como o da CNN, já foram adaptados para a nova tela. Enquanto não forem atualizados, outros programas exibirão barras laterais.
A mudança de tamanho é sutil: além de 18% mais fino, o iPhone só ficou um pouco mais comprido, o que permite ver mais ícones de aplicativos, mais conteúdo de uma página da web, por exemplo.
"É muito fácil fazer um aparelho maior. Muitos fazem isso. Difícil é fazê-lo melhor", afirmou o executivo-chefe da Apple, Tim Cook, numa critica fabricantes concorrentes, que têm lançado smartphones com telas de aproximadamente cinco polegadas.
"Um celular deve ser fácil de operar com o dedão."
Disponível em preto ou branco, a parte traseira do iPhone 5 é revestida em alumínio -de aparência bem mais resistente que a dos iPhones 4 e 4S, de vidro.
O iPhone 5 virá com iOS 6, versão mais recente do sistema, que tem entre suas principais novidades um aplicativo de mapas feito pela própria Apple para substituir o atual, do Google, e integração com o Facebook.
Proprietários de modelos anteriores do iPhone, do iPad e do iPod touch poderão instalar o novo sistema na próxima quarta-feira (19).
NOVOS IPODS
Os segredos mais bem guardados do evento foram a nova linha de iPods.
O iPod touch, espécie de iPhone sem a capacidade de fazer ligações, também teve sua tela aumentada para quatro polegadas, além de melhorias nas câmeras e cinco opções de cor.
Com aparência de mini-iPhone, o iPod nano ganhou uma tela maior, de 2,5 polegadas, sensível ao toque, e recuperou a habilidade de exibir vídeos.
A apresentação seguiu o mesmo roteiro celebrizado pelo fundador da Apple Steve Jobs, que morreu no ano passado: troca-troca de executivos bem ensaiados no palco, adjetivos grandiloquentes e exibição de vídeos promocionais.
Ao fim da evento, a banda de rock Foo Fighters tocou três músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário