sábado, 25 de agosto de 2012

Android x iOS: qual o melhor sistema operacional para tablet e para celular ou smarthphone?

Você que está acostumado com o Windows no PC, sabe da importância de um bom sistema operacional. Ele é a interface entre você e o computador. Quanto mais funcionalidades e mais simples de usar, mais facilidade e rapidez você tem nas suas tarefas no dia a dia.
Os tablets não são computadores propriamente ditos, mas por serem bastante sofisticados, precisam de um sistema operacional próprio. Os sistemas operacionais mais comuns encontrados nos tablets atuais são o Google Android e o Apple iOS.
Todos os aparelhos móveis da Apple, seja o iPod touch, o iPhone ou iPad, contam com o sistema operacional iOS. O iOS do iPad é especificamente voltado para operações em uma tela bem grande, como é o caso do tablet da Apple.
O iOS segue a tradição da Apple de fazer sistemas simples e intuitivos, usando ícones grandes e de fácil reconhecimento. Por exemplo, se você quer encontrar o tocador de música, fica fácil achá-lo: basta clicar no ícone amarelinho do iPod.
aplicativos para tablet android ou appleCom o iPad, você baixa pela Internet vários aplicativos e pequenos softwares de todos os tipos (programas para jogos, trabalho, fotos, etc.). Você os encontra na loja da Apple, a App Store. Você pode colecionar vários aplicativos e seus ícones ficam dispostos na tela. Se você acumula muitos, o iPad abre uma nova página. Basta usar o dedo para virar a página e encontrar os novos aplicativos.
O iPad conta com um botão principal na base do aparelho: o Home. Basta clicá-lo para voltar à página principal. A principal vantagem do iOS é que ele é super intuitivo e fácil de usar. A principal desvantagem é que o iOS não suporta o formato Flash, um componente encontrado em muitas páginas de Internet. Algumas páginas da web são exibidas de forma truncada e com vários problemas de imagem no Tablet iOS.
O Google Android surgiu depois do iOS. Por isso mesmo, ele é bem parecido com o iOS e reúne algumas das características do sistema da Apple, como a operação por toques na tela, por exemplo. Há versões do Android para celulares e tablets. Nesse último caso, a versão do sistema ganha um nome específico: Android Honeycomb.
No Android para tablets, os toques na tela não têm o mesmo tipo de resposta do que o iOS. A razão é simples: a Apple possui patentes exclusivas de tecnologia de reconhecimento de toques e seus concorrentes não podem usá-la. O resultado é que a experiência de se tocar numa tela de um Tablet Android é menos fluida e mais "dura" do que em um iPad, por exemplo. O Android Honeycomb também tem uma loja de aplicativos especial, chamada de Android Market. Mas ela não tem tantas opções de aplicativos como a App Store.
O Android Honeycomb é um sistema que ganha atualizações regulares, o que dá novas funcionalidades para o tablet em que ele está instalado. Porém, as atualizações, justamente por serem muito novas, são mais propensas a erros e menos estáveis do que o iOS do iPad. Por fim, a principal vantagem do Android em relação ao iOS é que ele é capaz de ler os gráficos em formato Flash, tornando a experiência de navegação móvel muito mais próxima da experiência em um PC, por exemplo.
No final das contas, o iOS é um sistema operacional mais sólido e mais fácil de usar do que o Android Honeycomb. Mas ele está "amarrado" a apenas um produto: o iPad. Como o Android Honeycomb roda em vários tablets, você tem mais opções na manga e pode ajustar seu orçamento com mais facilidade. Agora que você já sabe tudo sobre sistema operacional de tablets, pode fazer sua compra com mais segurança e com facilidade.
Essas questões valem também para celulares com recursos inteligentes os alcunhados smartphones

Nenhum comentário:

Postar um comentário